Inicial > Noticias do Turismo > PRONATEC Copa

PRONATEC Copa

PRONATEC COPA

 A Copa do Mundo está chegando, e para garantir uma goleada brasileira o Ministério do Turismo (MTur) coloca em campo o Pronatec Copa: programa de qualificação que tem como meta formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras (linguagem de sinais). As inscrições começaram na terça-feira (03/04) e contemplarão as doze cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, além dos municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional.

PARCERIA

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para transformar a Copa do Mundo da FIFA de 2014 no maior evento de todos os tempos. Preparar nossos trabalhadores para atender com qualidade e competência aos visitantes é o que fortalecerá a imagem do país como destino turístico ideal para todos os públicos.

Com o objetivo de organizar esse trabalho, o Ministério do Turismo se uniu ao Ministério da Educação para levar o Pronatec ao segmento turístico. Serão 40 mil vagas por semestre, oferecidas pelo ‘Pronatec Copa’, que vai capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. Os participantes também receberão auxílio estudantil, entre alimentação e transporte.

Ao todo, até a Copa de 2014, serão 240 mil vagas ofertadas pelo Sistema S (Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de educação profissional. Elas serão abertas para as 12 cidades-sede da Copa, entorno e destinos de visibilidade internacional. Com uma mão de obra qualificada, a Copa de 2014 já tem um vencedor: o turismo brasileiro.

PROFISSIONAIS

 O Brasil vai receber a Copa do Mundo da FIFA de 2014 e o sucesso do evento depende de um fator fundamental: a preparação dos profissionais do setor turístico. Eles são os responsáveis por fazer o turista sentir-se um morador do destino escolhido para a viagem. Nossos profissionais não podem ser apenas torcedores, mas representantes de um país forte e desenvolvido, que recebe visitantes internacionais como ninguém e que está preparado para sediar os principais eventos do mundo. A hospitalidade já é uma marca registrada de nosso povo. Agora, chegou a vez de aprender: o ‘Pronatec Copa’ vai qualificar quem já atua ou quem pretende se profissionalizar nas áreas de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens e outros setores do turismo. Mais qualificação significa mais oportunidade de empregos e um mercado de trabalho mais amplo, o que possibilita salários melhores e mais competitivos.

 EMPRESÁRIOS

 O ‘Pronatec Copa’ vai mudar a cadeia produtiva do turismo. E para melhor. Somos um país desenvolvido, que tem no turismo uma força econômica cada vez maior. Esse crescimento exige do mercado – dos pequenos, médios e grandes empresários – uma atenção especial: atender de forma cada vez mais qualificada e personalizada ao turista, desde o momento em que ele escolhe seu destino e decide por hotéis, restaurantes e passeios. Quem faz a economia do turismo girar é o turista, e sua satisfação é o valor mais importante desse contexto. Ao estimular seus funcionários a se inscreverem no Pronatec, os empresários estão investindo muito além da Copa 2014. Estão apostando no legado da qualificação para um turismo cada vez mais competitivo no cenário nacional.

 As empresas com funcionários qualificados receberão uma identificação oficial do governo, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

COMO PARTICIPAR

 Para participar do ‘Pronatec Copa’, o interessado deve ter 18 anos ou mais, e morar em uma das 12 cidades-sede da Copa, entorno, ou em um dos destinos turísticos selecionados. A pré-inscrição será feita pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br. Além de preencher os dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF), o aluno deverá escolher o curso de qualificação que deseja fazer, de acordo com o seu interesse ou com a área de atuação profissional.

 As 32 atividades disponíveis variam de acordo com a escolaridade do aluno. Na pré-matrícula, cada participante poderá escolher três cursos de qualificação, para ter mais opções caso já tenham acabado as vagas do curso escolhido. Além disso, os alunos que tiverem o ensino fundamental completo também podem ter aulas de idiomas – inglês ou espanhol e libras.

 Presenciais e gratuitas, com média de quatro meses, as aulas serão organizadas nas sedes do SENAC ou nos institutos federais de educação profissional, e os participantes terão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Os alunos das cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador) terão prioridade nesta primeira seleção de participantes.

 DIVULGAÇÃO

 Para facilitar a divulgação e o cadastro dos interessados da sua cidade, sugerimos inserir o Banner Eletrônico (anexo) em sua página na internet com o link a seguir:

http://pronateccopa.turismo.gov.br/pronatec/hotsite/index.html

 Qualquer dúvida, estamos à disposição.

 Cinthia Verbist

Coordenadora de Planificação Turística
Secretaria Municipal de Turismo
Anúncios
Categorias:Noticias do Turismo
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: